1733

Prefeitura Municipal de Jaguaripe

Pular para o conteúdo

1ª Edição do Julho das Pretas Jaguaripenses

Fonte: Prefeitura Jaguaripe
18/08/2021 às 10h14

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


SUCESSO! A 1ª Edição do Julho das Pretas Jaguaripenses, “MULHERES NEGRAS EM (E NO) DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO LOCAL”, realizado pela Prefeitura Municipal de Jaguaripe, através da Secretaria do Desenvolvimento Rural e Sala do Empreendedor, em comemoração ao "Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha" e também ao "Dia Nacional de Tereza de Benguela".

Durante o evento ocorreu a Feira Criativa Jaguaripense, que propiciou a comercialização de produtos produzidos pelos empreendimentos coletivos locais:  ACIMA, AMMU, APAC, ASPRUMI, GAJ e Grupo de Mulheres do Palma. Válido registrar, a belíssima apresentação do grupo Samba de Roda Raiz de Jaguaripe e os grupos de capoeira: Cultura Brasileira, Arte Negra, Geração Raízes da Terra.

Estiveram presentes o Prefeito Heráclito Rocha Arandas, o Vice-Prefeito e Secretário do Desenvolvimento Rural Uoston dos Santos Reis, e Secretários das diversas pastas. Compareceu, também, o Sr. Carlos Henrique Nunes Oliveira – Gerente Regional do SEBRAE Santo Antônio de Jesus, a Srª. Luana Oswaldo – Produtora Cultural do Grupo Cultural SKA REGGAE e a Srª. Rita Santos – Presidenta do Conselho Executivo da ABAM.

Foi exibido um documentário histográfico intitulado “DO DENDÊ AO ACARAJÉ” A narrativa do curta-metragem debruça sobre a cadeia produtiva do azeite de dendê e sua relação direta com a produção de acarajé e a certificação das concluintes do Curso de Reprodução de Saberes, Fazeres e Identidade do Ofício das Baianas, do PROJETO HISTÓRIA, MEMÓRIAS E ACERVOS DO MEMORIAL DAS BAIANAS DE ACARAJÉ, as baianas de acarajé, ainda, receberam na solenidade o tabuleiro padronizado e um cartão com credito de R$300,00, para realizarem compras de gêneros alimentícios. 

  O momento marcante foi o ATO DE ABERTURA DA SALA DO EMPREENDEDOR.

Todo o evento foi monitorado pela equipe de vigilância sanitária e adotado as medidas recomendadas em combate ao contágio a COVID-19.